sábado, 28 de maio de 2011

Agnósticos. Quem somos.

   
     Sempre que me perguntam sobre qual doutrina acredito ou qual religião sigo, ao responder que sou Agnóstica Teísta, percebo que a maioria ou não entende do que se trata ou desperta grande curiosidade sobre o assunto, acredito que por se tratar de um ponto de vista não muito difundido na sociedade ainda. Por isso resolvi postar hoje mais sobre esse assunto, e tentar esclarecer de uma vez por todas a minha posição em relação o mundo espiritual.
     Já adianto, que as palavras a seguir, não terão o objetivo de contrariar ou questionar a crença de ninguém, muito menos de afetar e interferir em sua orientação espiritual. Mesmo por que sou assumidamente contra pregações e manipulação de ideias. Admiro muito quem tem autonomia de seguir na verdade que acredita sem se deixar levar por opiniões alheias ( mesmo que essa opiniões sejam minhas ... sério! ) .
   




     Bom, primeiro vou explicar por que me identifiquei com o agnosticismo, e depois dou algumas informações técnicas. 
    
    No meu ponto de vista, a religião e o dinheiro são as armas mais fortes e inteligentes que o homem criou para manipular a sociedade. Despertam temor,  geram dependência vital e ainda por cima são os responsáveis por ditar os papéis na sociedade ( quem manda e quem obedece). Forma mais eficiente possível manter sobre controle todas as nações dentro da mesma gaiola .
    Mas ao mesmo tempo, não quero ser vazia o suficiente para simplesmente não acreditar em alguma coisa, isso me soa tão vago. Por que acredito sim, que todo ser humano deve se apoiar em algum pilar que lhe ofereça conforto e segurança para seguir em frente. E a fé (independente em que) é importante sim, ela e o gerador  que move o mundo. O meu conselho é apenas ter fé, acredite em alguma coisa, que seja em um Deus,uma teoria,um livro ou que seja simplesmente em você.

    Bem, no meu caso, eu acredito em Energia. Entendo que existe uma força maior que move o universo, e todos que habitam-o, move inclusive nossas reações internas e físicas.E que impulsiona também nossos sentimentos e atitudes.Energia que talvez tenha concebido a criação do universo. Será ? vai saber, eu não estava lá pra comprovar, e você ? Agora, nome essa energia têm vários. Quando converso com alguém costumo me referir a ela como Deus.
     O fato e que essa é a verdade que eu escolhi pra acreditar. E por que eu acredito ? por que é o que, na minha concepção, convém. Agora,o que a igreja prega ou o que a ciência tenta provar, não vai me afetar. Eu não preciso de provas, eu só preciso acreditar e me basta, juro, estou satisfeita assim, e até hoje comprovações não me fizeram falta. E no dia que fizer também, quem sabe eu mude de ideia, ser constante não é comigo, estou sempre em mutação de ideias.


     Então, agora vocês vão entender por que o Agnosticismo é o que mais aproxima do meu ponto de vista. Vamos ao fundamento básico dessa teoria : [...] Agnosticismo é a crença de que a existência de Deus é impossível de ser  provada. É uma forma mais intelectualmente honesta do ateísmo. O ateísmo afirma que Deus não existe – uma posição que não pode ser provada. O agnosticismo argumenta que a existência de Deus não pode ser provada ou deixar de ser provada. Agnosticismo derivou-se da palavra grega agnostos, formada com o prefixo de privação (ou de negação) a- anteposto a gnostos (conhecimento). [...]


     Exatamente isso, nós agnósticos temos sim a posição mais "em cima-do-muro" de todas as crenças. Pode se dizer simplesmente que temos falta de vontade de tomar uma decisão a favor ou contra a existência de Deus.
E agora eu deixo um pergunta : Por que você precisa de fatos para fortalecer sua Fé ?



Obs.:  Não dei muitas informações teóricas aqui sobre o Agnosticismo, por que não quero que esse post vire a página do Wikipédia. E também,o Google ajuda muito quem quiser saber mais sobre o assunto. FICA A DICA ;D

Um comentário:

  1. a fé no meu ponto de vista nao tem a ver com ser ou nao ser verdade. existem forças ocultas, nao no sentido mistico da palavra, forças físicas e químicas que ainda não fomos capaz de decifrar. As emoções por exemplo, na minha opnião são puramente quimicas, substancias que o seu cerebro libera em determinada situação, que nos fazem sentir o que chamamos de emoções. E tudo depende da maneira como vc interpreta cada situação, a mesma coisa que te deixa feliz hj, pode te deixar triste amanha. É uma questão de interpretação. Dessa maneira o racional e o emocional andam lado a lado, um dependendo do outro, sempre. E é aí que entra a fé, algumas pessoas são mais fáceis de se deixar levar e se apegam a qualquer religião que a faça se sentir bem, nao estao erradas e nem são mais burras ou mais ingênuas, pelo contrario, talvez sejam mais sábias do que eu, e sabem que a fé, nada mais é do que uma dessas forças ocultas e que não importa se tem ou não verdade por tras dela, o simples fato de acreditar nela, já a torna útil.
    Pelo o que pude enternder o Agnosticismo é uma maneira que pessoas mais racionais, que dão mais valor à logica das coisas do que ao sentimento, encontraram pra enrolar a si mesmos, aceitando o fato de que existem coisas além da nossa compreensão e que ao mesmo tempo, mesmo sem conseguir entender, sabem de que a fé é importante e se não existe nenhuma religião que os convencem, que fiquem encima do muro e acreditem em qualquer coisa que lhe traga fé. Alguns acreditam em energia, outros em amuletos, outros em doutrinas diarias, outros em simpatias e pequenos rituais. Nada disso importa, o que importa no final das contas é acreditar naquilo. e isso já basta. A partir do momento que vc consegue "enrolar" seu lado racional, independente do artificio que voce usar, sendo acreditando ou simplesmente nao desacreditando, vc consegue induzi-lo a liberar essa força oculta que move montanhas. É so isso que importa. Portanto não importa no que acredita, apenas tenha fé!

    ResponderExcluir